Sobre o Instituto
O Instituto Segunda Força® tem por meta atuar como uma organização permanente criada para fins filantrópicos, sendo um órgão autônomo pertencente à Associação de Oficiais da Polícia Militar do Estado de São Paulo, DEFENDA PM.
Voltado para a Proteção de Gênero e Violência contra a Mulher, a DEFENDA PM, através do Instituto Segunda Força ® promove atividades e ações sociais, com alto grau de profissionalismo e qualidade, no intuito de mudar e salvar vidas.
Missão
Promover mudanças comportamentais que reflitam na cultura e nos indicadores de violência, sendo uma organização de excelência no ramo filantrópico, contribuindo para que as ações sociais realizadas tenham qualidade ímpar e atendam as expectativas tanto do público alvo quanto dos colaboradores e patrocinadores.
Visão
Ser a maior Instituição Filantrópica especializada em Prevenção da Violência contra Mulher no Brasil, e uma referência mundial de responsabilidade social, oferecendo atividades diversas com excelência e elevada capacidade disruptiva, garantindo apoio ao público alvo e sustentabilidade aos integrantes da rede.
Valores
Os valores do Instituto Segunda Força® são:
- → Legalidade;
- → Ética;
- → Responsabilidade Social
- → Transparência;
- → Comprometimento.
Atividades e Ações Sociais
O Instituto Segunda Força® tem como principais entregas três Projetos Sociais voltados à temática de proteção de gênero: a Oficina de Prevenção da Violência contra a Mulher, a Oficina de Acolhimento de Vítimas da Violência, e a Oficina de Reabilitação e Acompanhamento Psicossocial.
Oficina de Prevenção da violência contra a mulher
O Instituto Segunda Força® buscando dar assistência às mulheres, vítimas ou não de violência de qualquer natureza, e que tenham interesse em aprender técnicas de autodefesa, bem como em trabalhar o seu desenvolvimento humano através do aperfeiçoamento de sua inteligência emocional desenvolve um programa capaz de fornecer uma experiência completa na intenção de reprogramar e alterar o modelo mental das participantes, tendo como objetivo a Prevenção da Violência de gênero.
Chamado de Oficina de Prevenção da Violência contra a Mulher, seu conceito é apresentar a possibilidade do uso da Defesa Pessoal Feminina como uma ferramenta para desenvolvimento da Inteligência Emocional das participantes e dessa forma atingir de maneira indireta os indicadores de violência através de uma ação preventiva.
Proposta de valor
“Despertar na mulher sua força interna latente apresentando a possibilidade de uso Defesa Pessoal como ferramenta para o Desenvolvimento Humano, fornecendo uma gama de técnicas simples e eficientes em Autodefesa conjugadas com conteúdo teórico e prático de Inteligência Emocional”.
Oficina de acolhimento às vítimas da violência
O Instituto Segunda Força® buscando dar assistência às mulheres especificamente vítimas de violência de qualquer natureza, e que tenham interesse em trabalhar o seu desenvolvimento humano através do aperfeiçoamento de sua inteligência emocional desenvolve um programa capaz de fornecer uma experiência completa na intenção de reprogramar e alterar o modelo mental das participantes, tendo como objetivo a Proteção das Mulheres Vítimas de Violência.
Chamado de Oficina de Acolhimento às Vítimas da Violência, seu conceito é apresentar ferramentas de diversas áreas do conhecimento para desenvolvimento da Inteligência Emocional das participantes e dessa forma contribuir do modo significativo para a redução dos traumas.
Calcada em bases da psicologia, inteligência emocional e neurolinguística, nas Oficinas serão proferidas palestras e realizadas atividades guiadas, com o intuito de promover o autoconhecimento, a autogestão, a empatia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, capazes de livrar as vítimas do ciclo da violência e buscar restaurar seu emocional fragilizado.
Proposta de valor
“Despertar na mulher a força necessária para romper o ciclo de violência, fazer o acolhimento das vítimas, e fornecer o suporte emocional, apresentando ferramentas importantes para o Desenvolvimento Humano”.
Oficina de reabilitação e acompanhamento psicossocial
O Instituto Segunda Força® a fim de atender ao previsto na Lei 13.984/20, que altera a Lei 11.340/06 – Maria da Penha, em seu Art. 22, permitindo ao juiz a aplicação da medida protetiva de “comparecimento do agressor a programas de recuperação e reeducação”, desenvolveu a Oficina de Reabilitação e Acompanhamento Psicossocial, visando a atender ao agressor e promover a conscientização e ressocialização do mesmo, a fim de ver cessar as agressões por ele realizadas e coibir a reincidência.
A Oficina que também está calcada em bases da psicologia, inteligência emocional e neurolinguística, será composta por encontros onde são proferidas palestras e realizadas atividades guiadas, com o intuito de promover o autoconhecimento, a autogestão, a empatia e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais que buscarão promover a conscientização sobre a responsabilização dos participantes além dos preceitos legais que cercam o tema.
Proposta de valor
“Promover a responsabilização e conscientização do agressor, apresentando ferramentas fundamentais para seu Desenvolvimento Humano e reabilitação Psicossocial”.