JUÍZES DO TJM SÃO HOMENAGEADOS NA APMBB


Os juízes do Tribunal de Justiça Militar Dr. Ronaldo João Roth e Dr. Dalton Abranches Safi foram homenageados ontem na Academia de Polícia Militar do Barro Branco na cerimônia de entrega da Medalha Ruytemberg  Rocha, importante honraria instituída pelo Decreto Estadual nº 54.629, de 3 de agosto de 2009. A entrega do Colar “Cadete PM Ruytemberg Rocha – o Cadete PM Herói de 1932” aos juízes foi feita pelo Comandante-geral da Polícia Militar, Cel PM Nivaldo César Restivo. Diversas outras autoridades e Oficiais PM receberam a Medalha “Cadete Constitucionalista” e o Colar “Cadete PM Ruytemberg Rocha – O Cadete Constitucionalista”. 

Ruytemberg Rocha foi o aluno do Curso de Oficiais da Força Pública que, em 1932, partiu para o Setor Sul logo no início da Revolução Constitucionalista, comissionado no posto de Capitão. Em Buri, no dia 26 de julho, foi voluntário para defender uma posição avançada. Porém, durante a batalha, contra tropa muito maior, recebeu um tiro na cabeça, morrendo instantaneamente. Foi sepultado no cemitério velho de Buri. Mais tarde seus despojos foram removidos ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, onde permanecerão para a eternidade. 

Em 3 de abril de 2009, a Sociedade Veteranos de 32 – MMDC e a Academia de Polícia Militar do Barro Branco fundaram o Núcleo Cadete Ruytemberg Rocha. O Diretório Acadêmico XV de Dezembro tem o herói como Patrono.