​DEFENDA PM COMEMORA UM ANO DE ATIVIDADES

 

 

Oficiais do Alto Comando da PMESP liderados pelo Comandante-Geral Cel PM Nivaldo César Restivo, o presidente do Conselho Nacional de Comandantes Gerais Cel PM Marcos Antonio Nunes de OIiveira (PMDF), o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná Cel PM Maurício Tortato, líderes de entidades nacionais de policiais militares, deputados estaduais e federais, oficiais de diversas OPM do Estado de São Paulo, dirigentes de duas associações representativas de policiais militares, dirigentes de entidades ligadas à Polícia Militar e representantes da sociedade civil uniram-se na noite do dia 29/09/17 em cerimônia especial comemorativa do primeiro aniversário da DEFENDA PM – Associação de Oficiais Militares do Estado de São Paulo em Defesa da Polícia Militar.

Foi uma noite de festa que chancelou a importância da DEFENDA no cenário político nacional em defesa da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Nos discursos, as autoridades foram unânimes em afirmar esta importância, reconhecer o trabalho realizado até agora e incentivar os próximos passos da Associação. A DEFENDA homenageou e foi homenageada, elogiou e foi elogiada. Diversas personalidades receberam o título de “Associado Benemérito” e “Associado Honorário” da Associação. O presidente do CNCG aproveitou para homenagear, pelos “relevantes serviços prestados” ao Conselho, os oficiais Ten Cel PM Geórgia Abílio Públio Mendes, Maj PM Émerson Massera Ribeiro, Cap PM Rosemeire Aparecida Vitonto e Cap PM Fábio Loureiro Teodoro.

O primeiro ano de atuação da DEFENDA foi resumido em vídeo institucional que relacionou todas as realizações, da colocação de outdoor em cidades do Interior do Estado reivindicando reposição salarial à ação enérgica na defesa de prerrogativas como a apuração de crimes militares pela Polícia Judiciária Militar. Foram também exibidas reportagens de grandes veículos de comunicação, como a Rede Globo de Televisão, que entrevistou o Cel Miler sobre a resolução do TJM acerca de procedimentos em casos de crimes militares dolosos contra a vida de civis. Também foram mostradas reportagens em jornais, como o Diário de São Paulo, que abriga quinzenalmente uma coluna de opinião da DEFENDA.

Elogios

Nos discursos das autoridades, palavras de reconhecimento, apoio e incentivo. O presidente do CNCG e Comandante-Geral da Polícia Militar do Distrito Federal, Cel Nunes, disse que a DEFENDA “já é uma das principais trincheiras de defesa de nossas Corporações e que está se encorpando e vai se encorpar mais ainda”. Ele também elogiou o trabalho de décadas do Cel Miler, em Brasília, em defesa das Polícias Militares do Brasil.

O Cel Maurício Tortato, Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, elogiou a DEFENDA como “uma associação já madura em seu trabalho, apesar do pouco tempo de atuação”. Relembrou o exaustivo trabalho das Polícias Militares junto ao Congresso Nacional em Brasília, que já vem de anos, e que sempre contou com o apoio do Cel Miler. O Cel Tortato entregou um mimo ao presidente da DEFENDA e outro para o Cmt G da PMESP.

Falando em nome da FENEME – Federação Nacional de Entidades de Militares Estaduais, o Vice-Presidente Cel PM Márcio Ronaldo de Assis elogiou a trajetória da DEFENDA e disse que a Associação “está mostrando a que veio, com ações que transcendem as fronteiras do Estado de São Paulo e ecoam por todo o País”.

O Cel Nivaldo disse que o Comando da Polícia Militar do Estado de São Paulo tem na DEFENDA uma fortaleza para a defesa dos interesses institucionais da PMESP, e que este fato o tranquiliza por saber que há apoio na retaguarda. “Tenho imensa satisfação por ter ao nosso lado esta associação formada por oficiais combativos”, disse.

O Deputado Estadual Cel Álvaro Batista Camilo disse que o diferencial da DEFENDA é a pronta resposta que todo comandante-geral precisa. “E esta pronta resposta não se dá apenas intra-muros, mas principalmente nos tribunais, em Brasília e em São Paulo, com ações concretas de defesa da Instituição”, observou.

O Deputado Federal Maj Sérgio Olimpio Gomes, em seu discurso, chamou a atenção no sentido de “na reunião realizada estar a solução para os problemas que estão lá fora, a nossa espreita”. Também chamou a atenção para o comportamento do Tribunal de Justiça Militar, em julgamento recente da questão de Polícia Judiciária Militar. “O que o TJM fez depois (divulgando uma Resolução) foi provocado pela DEFENDA, que cumpriu seu papel institucional de defesa da Polícia Militar”.

Impossibilitado de comparecer à cerimônia, o Deputado Federal Cap José Augusto Rosa gravou um vídeo para ser exibido na cerimônia. Ele elogiou o trabalho da DEFENDA e reafirmou seu total apoio à Associação.
Ao encerrar a cerimônia, o presidente da DEFENDA, Cel PM Elias Miler da Silva, alertou para a importância fundamental da representatividade política, pois é necessária para as demandas que ainda virão. “Sem esse apoio, o Comando Geral chega no limite”, disse. “Por isso, nossa Associação tem de estar pronta para defender a Instituição, e é isto o que estamos fazendo”.

Ao agradecer pelo apoio recebido, o Cel Miler também fez um alerta: “precisamos resgatar o reconhecimento e o apoio da sociedade, e isto só será possível com associações fortes e irmanadas com o Comando Geral da Corporação”.

AUTORIDADES PRESENTES

Deputado Federal Maj PM Sérgio Olímpio Gomes

Deputado Estadual Cel PM Álvaro Batista Camilo

Deputado Estadual Vitor Sapienza, representado pelo Ten Cel PM Rogério Cabral Camargo

Cel PM Marcos Antonio Nunes de Oliveira, presidente do CNCG e Cmt G PMDF

Cel PM Nivaldo César Restivo, Cmt G PMESP

Cel PM Maurício Tortato, Cmt G da PMPR

Cel PM Marcelo Streifinger, Chefe do COPOM

Cel PM Márcio Ronaldo de Assis, Vice-Presidente da FENEME

Cel PM Isaías de Farias, Presidente da Associação de Oficiais e Bombeiros Militares do Paraná

Cel PM Marcello Martinez Hipólito, da Associação de Oficiais de Santa Catarina

Maj Marcello Pinto Specht, Diretor da Associação dos Oficiais da Brigada Militar do RS

1º Ten William Lira, diretor da Associação de Oficiais de Goiás

Cel PM Hudson Tabajara Camilli, Presidente da Coopmil

Cel PM Júlio Antonio de Freitas Gonçalves, superintendente da Cruz Azul

Cap PM Marco Aurélio Ramos de Carvalho, Vice-Presidente da AOMESP

Ana Ângela Palermo, Presidente da Pauliserv

Cel PM Márcio Matheus, Presidente do Sindicato Nacional das Empresas de Limpeza Urbana

Cel PM Azor Lopes da Silva Júnior, advogado

Drª Renata Popoff Ferreira da Costa Callegari, advogada

Wagner de Souza Costa, advogado

Ten Cel PM Alexandre de Felice, advogado

Além de cerca de 100 oficiais da ativa associados prestigiando o evento.