A IMPORTÂNCIA DE SE TRANSFERIR A ESCOLTA DE PRESOS PARA A SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO PENITENCIÁRIA URGENTEMENTE

(*) Elias Miler da Silva

 

Excelentíssimo Senhor Governador Geraldo Alckmin, é com muita alegria e satisfação que lemos na capa da edição do Diário Oficial do Estado do dia 28/12/16 a notícia sobre convênio firmado entre o Estado de São Paulo e o Ministério da Justiça, por meio do qual haverá reforço da segurança pública com a aquisição de materiais utilizados por agentes penitenciários e a reposição dos veículos de transporte de presos.

Com o repasse de verbas no montante da ordem de R$ 50,3 milhões, complementada com mais R$ 1,4 milhão para a aquisição de 523 coletes de proteção balísticos, além de 2.270 rádios transceptores digitais portáteis, 67 rádios fixos VHF/FM e 125 veículos especializados para transporte de detentos, agora nós Policiais Militares contamos que o processo de transferência de toda a escolta de presos para a Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) efetivamente saia do papel, desonerando, assim, a Polícia Militar dessa missão que nem é mais de sua competência legal, proporcionando, com isso, o aumento da capacidade ostensiva e preventiva, já que milhares de Policiais Militares ficarão desincumbidos das escoltas hoje ainda realizadas em todo o estado de São Paulo, excetuando-se a Capital e a Grande São Paulo que já são realizadas pela SAP.

Senhor governador, além de estarmos há quase três anos sem qualquer reposição salarial, nem sequer a inflacionária no período, ainda temos que exercer inúmeras funções que não são de nossa competência legal, sem contar as que são e nos foram tiradas. É preciso atenção especial de Vossa Excelência na valorização de seus Policiais Militares que sustentam dia a dia a vossa governabilidade. Sem polícia, teríamos a caos implantado.

Que a Polícia Militar se desonere completamente das escoltas de presos ainda em 2017. É o nosso singelo pleito.

 

(*) É Coronel da Reserva da Polícia Militar e Presidente da Associação DEFENDA PM

www.defendapm.org.br

 

Fontes: http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lenoticia2.php?id=248975&c=6&q=estado-assina-tres-convenios-com-ministerio-da-justica

http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=4&e=20161229&p=1

Deixe uma resposta